top of page
Buscar

Novidades da versão 1.4.0

Olá amigo(a) apicultor(a).


Acabamos de liberar a versão 1.4.0. Confira abaixo o que mudou:


1 - Melhorias nas Revisões:


Realizamos algumas alterações no registro das revisões que irão ajudar no controle e visualização da evolução das colmeias.

No grupo "Produção" foi adicionado o campo Melgueiras, onde será informado a quantidade de melgueiras na colmeia. Além disso, os campos Mel Operculado e Mel Verde foram alterados, para agora controlar a porcentagem existente de cada um nas melgueiras. Dessa forma é possível ter uma melhor visão da quantidade de mel existente, para então adicionar mais melgueiras, preparar a colheita ou identificar quando as abelhas estão consumindo o mel.












No grupo "Ninho e Rainha" foram adicionados novos campos para detalhar a quantidade de quadros com ovos, larvas e pupas.




















No grupo "Sanidade", ao marcar a existência de cera velha ou escura, será habilitado um novo campo para informar a quantidade de quadros com cera para trocar na próxima revisão.



















Foi adicionado um novo grupo, "Condição dos Equipamentos", onde será possível informar o estado dos componentes da colmeia. Com isso, quando existirem componentes que necessitam de troca/manutenção, os mesmos serão listados na lista de pendências para auxiliar no planejamento da resolução. Ao marcar sobrecaixas ou quadros como danificados, será habilitada uma opção para informar a quantidade de cada item.













Também foi adicionada a opção de gravar uma Nota de Voz, de até 2 minutos. Essa funcionalidade estará disponível apenas para usuários do plano Premium.




















2 - Adicionada nova funcionalidade: Assistente


Agora temos mais uma ferramenta para lhe ajudar a identificar os pontos de atenção dos seus apiários.

Para abrir o Assistente, acesse o menu ( ☰ ) e selecione a opção "Assistente".

Nessa nova tela, serão listados itens que podem impactar negativamente o desenvolvimento das colmeias e as pendências dos apiários.

Temos as listagens de tarefas atrasadas, colmeias sem revisão, colônias fracas, colônias fortes enxameadas, colmeias com sinais de pilhagem, alerta de abelhas-rainhas com idade avançada e as pendências dos apiários.

Ao selecionar um item, será aberto o detalhamento. Cada item possui algumas recomendações que podem ser avaliadas para cada caso, afim de obter um melhor resultado na resolução. Para ocultar a recomendação, basta tocar na seta ao lado da descrição.


No caso das pendências dos apiários, os registros são exibidos agrupados por apiário e é possível visualizar a quantidade total de itens pendentes ao tocar na seta do grupo "Totalizador Geral".











Caso você não queira que seja listado alguns desses itens, é possível configurar quais assistências serão exibidas. Para isso, acesse o menu ( ☰ ) e em "Configurações" você verá uma nova opção "Assistente". Ao tocar em "Configurar" você irá ver a tela ao lado, onde poderá desmarcar os itens desejados.

















3 - Alterações no checklist das tarefas


Adicionamos uma configuração para informar o checklist padrão de cada tipo de tarefa. Ao cadastrar esses itens, sempre que estiver incluindo uma nova Tarefa, esses itens serão carregados automaticamente na aba Checklist. Para configurar acesse o Menu ( ☰ ) e em "Configurações" você verá uma nova opção "Checklist padrão das tarefas". Ao tocar em "Configurar" você irá ver a seguinte tela.

Selecione o tipo de tarefa desejado, e informe os itens do checklist. Após adicionar os itens, toque no botão Gravar ( 💾 ). Repita esse mesmo processo para os demais tipos de tarefa que precisar.




















Além disso, no cadastro de Tarefas, foram criadas algumas ações extras na aba checklist.

A opção "Limpar checklist" irá remover todos os itens existentes na lista. Ao selecionar "Carregar checklist da última tarefa", serão adicionados todos os itens informados na tarefa anterior do mesmo tipo selecionado na aba "Dados". A opção "Carregar pendências" ficará disponível somente ao informar um apiário na aba "Dados", e selecionado algum dos seguintes tipos: Geral, Revisão, Visita Técnica e Outro Manejo. Ao tocar nessa opção, serão carregados os itens de pendências do apiário informado, que são listados no "Assistente". Com isso você pode levar tudo o que for preciso quando for executar a tarefa.










4 - Adicionada nova funcionalidade: Calculadora de Xarope


Disponibilizamos essa nova ferramenta para facilitar o cálculo da produção de xarope para suplementação alimentar de suas colônias. Para isso, acesse o menu ( ☰ ) e selecione "Suplementação Alimentar". Na barra inferior terá o botão para abrir a Calculadora ( 🧮 ). Toque nele e a seguinte tela será exibida.

Para habilitar o botão "Calcular", basta informar a total de xarope desejado (em Litros). É possível selecionar também a razão entre açúcar e água, dependendo do tipo de xarope que deseja fazer. Toque no botão "Calcular" e será exibido no grupo "Resultado" a quantidade de açúcar e água necessários para fazer a quantidade de xarope informada.

Ainda temos outros duas opções para gerar o resultado. São elas, "Número de colmeias", onde será necessário infomar a quantidade de colmeias que irão receber suplementação e também a quantidade de xarope por colmeia. E também a opção de "Rendimento conforme açúcar", onde será informado a quantidade de açúcar que possui (em Quilos), e de acordo com a razão selecionada, será gerado o resultado. Para essas duas opções, o resultado terá além da quantidade de açúcar e água necessários, o total de xarope obtido (em Litros).



5 - Adicionados gráficos de evolução das colmeias


Foram criados novos gráficos para melhorar a visualização da evolução de suas colmeias. Para visualizar esses gráficos, acesse o cadastro da Colmeia e toque na opção "Evolução".

Todos os gráficos, exceto o "Histórico das Revisões", são referentes as últimas 10 revisões realizadas na colmeia. Os gráficos disponíveis são: Força da Colônia, Produção, Tamanho da Colônia, Ninho e Rainha, além da visualização do Histórico das Revisões.

Caso não deseje visualizar as informações de determinado item, basta tocar na legenda do respectivo item.






















6 - Alterações na Gestão:


Na tela de "Gestão", na aba "Estatísticas", foi adicionado uma opção para selecionar os dados de um apiário específico. Para isso toque no botão "Selecionar apiário", e selecione o apiário desejado.



















Na aba "Financeiro", foi realizada uma alteração para exibir o Saldo do período selecionado. Além disso foi adicionado o campo "Tipo", onde foi adicionada a nova opção "Balanço Anual / Trimestral".



















Nesse gráfico serão exibidos o total de receitas, despesas e saldo do ano selecionado. Pode ser visualizado o total do ano ou por trimestres. Também é exibida abaixo do gráfico, a comparação do saldo com o período anterior.

Caso no período anterior não existam informações (ou no caso de trimestres futuros), será exibido "N.A." (Não Aplicável) na variação.






















7 - Alteração cadastro de Categorias


Adicionamos a opção de editar / inativar as Categorias utilizados no Financeiro. Para fazer alterações, acesso o menu ( ☰ ) e em "Financeiro", selecione a opção "Categorias" disponibilizada na barra inferior. Ao inativar uma Categoria, a mesma não será listada ao registrar as "Receitas" ou "Despesas" e mantemos a integridade dos registros.


8 - Alteração de termos


Realizamos a alteração do nome das seguintes telas:

Divisões de Colmeias, Transferências de Colmeias e Unificações de Colmeias, que agora são "Divisões de Colônias", "Transferências de Colônias" e "União de Colônias".


9 - Outros


Realizados alguns outros ajustes como visualização, abertura de teclado numérico em determinados campos, adicionadas validações, entre outros.



Não sabe como atualizar o aplicativo?

Siga os passos abaixo.



Para Android:


1. Abra a Google Play Store.


2. No canto superior direito, toque no ícone do perfil (geralmente sua foto).


3. Toque em "Gerenciar Apps e Dispositivos" e encontre o Abelheiro.


4. Toque em Atualizar.



Para iPhone:


1. Abra a App Store.


2. No canto superior direito, toque no ícone do perfil (geralmente sua foto).


3. Deslize a tela para cima e encontre o Abelheiro.


4. Toque em Atualizar ou Update.



Caso você tenha alguma dúvida, sugestão ou crítica, envie um e-mail para contato@abelheiro.com, será um prazer poder conversar contigo.



Obrigado pelo seu apoio e esperamos que você continue a desfrutar do Abelheiro.

Mais novidades em breve!

51 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Novidades da versão 1.0.9

Olá amigo apicultor. Acabamos de liberar a versão 1.0.9, confira abaixo o que mudou: 1- Disponibilizada nova funcionalidade: QR Code do Produtor Cada produtor terá um QR Code único o qual poderá utili

コメント


bottom of page